domingo, 15 de maio de 2011

Tempo "Livre".




Na sociedade industrial o tempo é uma mercadoria comercializada, que possui valor econômico. A cultura industrial é formada por um mecanismo econômico que não dá trégua a ninguém nem no período de trabalho nem no período de descanso, que para Adorno, é semelhante ao do trabalho.
O tempo do trabalhador deveria ser utilizado para repor suas energias e buscar atividades de seu interesse que contribuam no seu crescimento espiritual, a cultura industrial defende a ideia de que para descansar e se divertir precisamos fazer atividades que não necessitam de esforço intelectual. Isso cria uma ilusão de escolha sobre o tempo livre, mas na verdade, sua função é excluir a capacidade de reflexão de seus subordinados.
A indústria cultural vende a diversão, e a utiliza como forma de controle. Os trabalhadores, exaustos da jornada de trabalho, necessitam de diversão, e é isso o que ela oferece.

Os meios de comunicação atualmente têm como foco, padronizar pensamentos e comportamentos e alienar a mente da sociedade na aquisição de determinados produtos. O principal padrão cultural ditado por ela é o do consumo.
No trabalho você é induzido a produzir para gerar lucro, no tempo livre ou lazer você é também induzido a gerar lucro.

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