sábado, 14 de maio de 2011

Liberdade de escolha?

Num mundo onde a comunicação é desde sempre a maneira de se expressar e ser compreendido, está presente a Industrial Cultural, quebrando conceitos e desafiando a massa, manipulando a mídia, “vendendo felicidade”, produzindo no homem a busca por este conceito falho de felicidade e causando um consumismo desenfreado.

Esta Industria Cultural, desassocia o indíviduo do que realmente é necessário, a ponto do mesmo se interessar por coisas que no “final das contas” ele nem precisa.

Este consumismo é o resultado de toda a manipulação midiática que está presente nos grandes veículos de comunicação, o homem sofre uma coerção por parte da mídia e já não é mais ele que dita as regras de “O que ouvir”, “O que vestir”. Sabendo que o “porque ouvir isso ou vestir aquilo” está sempre atrelado ao status e ao comportamento que responde o famoso “Maria vai com as outras”

O termo Indústria Cultural foi criado em meados da década de 30 por Theodor Adorno e Max Horkheimer, os pesquisadores da Escola de Frankfurt.Esse termo foi utilizado, pois quando esses pesquisadores sairam da Alemanha após a posse de Hitler no Governo e “fugiram” para os EUA e Europa, encontraram um desenvolvimento da mídia de massa muito diferente do visto anteriormente na Alemanha. Nesses lugares, a cultura deixou de ser popular para se tornar mercadológica, como é nos dias atuais.As regiões acabaram perdendo sua identidade.
Temos notado a grande influência que a mídia traz e temos que estar em constante alerta para decernir qual a mensagem que a propagação em massa de uma expressão cultural quer nos passar.

Porque será que não nos atentamos? Já estamos acostumados a sermos manipulado pelas propagandas ou sabemos de tudo isso e nos sentimos muito bem em viver do mesmo modo que os outros, pensar como os outros, afinal fomos educados que quem não segue a ditadura da moda está literalmente fora da moda…

Abrir os olhos para ver e deixar de enxergar o que querem que exerguemos é o grande passo para o diferencial de idéias e atitudes.

Afinal, você consome o que quer, ou consome o que “alguém diz que é bom para você”, e ainda pior “consome o que o outro está consumindo?”.

Falsa Ilusão…

Onde está a sua liberdade de escolha?!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário