terça-feira, 10 de maio de 2011

Geração X


A geração X é uma geração nascida entre os anos 60 até o início dos anos 80, ela foi marcada pela radicalização do consumo, a solidão das grandes cidades urbanas, a revolução da informática, a comunicação crescente do mundo midiático e cibernético. Essa geração cresceu em meio às facilidades tecnológicas dos equipamentos domésticos, com esses novos equipamentos essa geração se diverte com jogos eletrônicos, se informa por meio da TV e se relaciona pela Internet.

Para dar conta das demandas do mercado de trabalho a geração X, cada vez mais avessa à relações de convívio prolongado, cria as relações virtuais, uma relação considerada “descartável” . Segundo Havey(1992), a dinâmica de uma sociedade do descarte significa muito mais do que jogar fora bens produzidos (...); significa também ser capaz de atirar fora valores, estilos de vida, relacionamentos estáveis, apego a coisas, edifícios, lugares, pessoas e modos adquiridos de agir e ser.

A geração X prefere o isolamento às relações reais e a rede de computadores oferece um leque de opções e ferramentas para essa geração que busca relações superficiais, como se estivéssemos diante de um fast food relacional. Essa é uma geração plugada ao mundo cibernético e consequentemente ao consumo do mundo cibernético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário