domingo, 3 de abril de 2011

Teoria Hipodérmica


“Na teoria hipodérmica acredita-se que todo estímulo provoca uma reação e que a audiência responde de maneira imediata e uniforme aos estímulos recebidos. Hipo significa abaixo; derme, pele. Agulha hipodérmica é a agulha do médico, que injeta o medicamento diretamente na veia do paciente, assegurando um resultado imediato. Neste caso vê-se a mídia como uma agulha que injeta, sem obstáculos ou barreiras, seus conteúdos no cérebro dos receptores.”

A teoria chamada Two Step Flow(dois fluxos de estapa), criada pelo funcionalista Lazzarsfeld, acredita que a mensagem midiática passa por dois degraus, não sendo assim recebida de forma uniforme e imediata, pois os indivíduos questionam e refletem a respeito da mensagem recebida. O primeiro degrau é formado pelos formadores de opinião que reforçam ou anulam as mensagens passadas pelos meios de comunicação de massa.

Sabemos que o receptor não responde aos estímulos de forma uniforme, apesar de os meios de comunicação de massa provocarem bastante influência, cada pessoa ou grupo recebe a mensagem de forma diferente, positivamente ou não. A forma como o receptor recebe determinada mensagem muda de acordo com a sua formação pessoal, seus grupos de convívio, e seus desejos pessoais. Uma propaganda de um determinado carro esportivo provavelmente não será recebida e avaliada por todos os receptores de forma uniforme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário