sexta-feira, 25 de março de 2011

Primavera-Verão ou Outono-Inverno?

Todos os anos o mundo da Moda se divide em dois: A coleção Primavera-Verão e a coleção Outono-Inverno. Essa divisão acontece devido a fatores climáticos que determinam o grau de proteção as intempéries climáticas que nossos corpos precisam. Na coleção Primavera-Verão lançanda sempre entre março e abril as roupas são mais leves, descontraídas e próprias para o clima mais quente e alegre. Já Outono-Inverno são coleções de tecidos mais pesados com temas mais sóbrios que devem nos proteger do frio e isolar nosso corpo. Agora, até onde esses fatores climáticos realmente influenciam na decisão de compra do consumidor? Num país de clima predominantemente quente como o Brasil, por que teríamos moda Outono-Inverno em regiões como o Nordeste se não temos essas condições climáticas? Podemos atribuir esse fato a dois fatores: globalização e publicidade. As grandes marcas vem do berço da moda: A Europa. Como lá nos temos as quatros estações do ano bem definidas faz sentido termos as duas coleções e o Brasil e demais países do mundo se inspiram no modelo europeu para fazer o seu dia-a-dia da moda. As propagandas das grandes marcas inspiram o desejo de compra de artigos que jamais usaremos em nosso cotidiano mas, a propagando não diz respeito a necessidade e sim ao desejo. O desejo de compra do consumidor inspirado pelo modelo europeu ainda diz que ele deve desejar uma jaqueta de couro, mesmo que sua cidade esteja em constante clima de veraneio com uma média de temperatura de 28º. Isso é desejo, uma vontade que não precisa de razão.

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