sexta-feira, 27 de maio de 2011

A Escola de Frankfurt

Por: Thais Naziozeno dos Santos.

Escola de Frankfurt foi o nome dado ao coletivo de pensadores, filósofos e cientistas sociais alemães que se dedicaram aos estudos de variados temas que compreendiam desde os processos civilizadores modernos e o destino do ser humano na era da técnica (ou tecnologia) até a política, a arte, a música, a literatura e o cotidiano. Dentro desses temas, chamaram à atenção para a extrema importância da mídia (meios de comunicação) como fomentador da cultura de mercado e formadora do modo de vida contemporâneo. Dentre os grandes pensadores desta Escola, podemos citar Theodor Adorno, Max Horkheimer, Hebert Marcuse, Erich Fromm e Walter Benjamin. Destacamos os dois primeiros, Adorno e Horkheimer, criadores de um conceito base para os estudos culturais: a Indústria Cultural.

A cultura sob as regras da Indústria Cultural passa a ser apenas mercadoria, um produto a ser vendido e explorado comercialmente.

A Escola de Frankfurt foi um dos principais referenciais das ciências humanas no século XX. Hoje, sobrevive por meio da obra de filósofos como Jürgen Habermas. Embora tenha alvo de críticas nas últimas décadas, o pensamento frankfurtiano ainda ajuda a pensarmos questões centrais de nossa cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário