Por: Thais Naziozeno dos Santos.
O Determinismo Tecnológico é a suposição de que uma nova tecnologia, aparato, ou meio de comunicação, implicaria em afetações na vida das pessoas. Como se esse fosse o principal culpado das transformações pelas quais passou nossa sociedade.
Seguindo o pensamento determinista poderíamos supor que o isolamento cada vez maior das pessoas nesse mundo globalizado se daria com o advento da internet. Como se as facilidades de poder trabalhar, conversar e solicitar serviços sem sair de casa, fizesse com que as pessoas se tornassem mais individualistas, que as relações pessoais perdessem um contato mais físico para o virtual.
No entanto, esse processo de individualização, do privado em oposição ao coletivo, obedece uma perspectiva histórica, sendo um reflexo da modernidade, ou seja, a tecnologia seria apenas mais um fator a estimular essa conduta individualista.
Ainda no cyberspaço, outro exemplo seriam as conversas por intermédio de Messenger, twitter etc.; ferramentas que por seu formato ou proposta possuem uma linguagem diferente, estimulando as abreviações e o neologismo, para aqueles que seguem a visão determinista essa tecnologia estaria desestruturando o idioma, para os que não tem essa visão a linguagem cibernética só estaria existindo nesse ambiente, o que não acabaria com o idioma usual. No entanto, a Internet aliada a alguns problemas sociais como falta de educação e estimulo a preservação de nossa cultura, resultariam numa deturpação de nosso idioma.
É importante não esquecer de mencionar que cada tecnologia possui a sua linguagem, a sua proposta, o seu objetivo. Portanto, negar que os meios de comunicação atuam nas mensagens, tanto na forma, como no seu conteúdo é fechar os olhos para uma realidade estabelecida com o processo de modernização. No entanto, determinar a tecnologia como única responsável pela mudança do mundo é algo radical, pois desconsidera os aspectos psicológicos, históricos e sociais da humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário