Abordagem Empírico-Experimental (ou da persuasão): Verifica se ocorre persuasão na mensagem. Persuasão, um tipo de mensagem direcionada a um público específico; público este a decidir o que querem ou não interagir.
A Teoria Empírico-Experimental ou da persuasão, estuda a mensagem persuasiva entre emissor, mensagem e receptor. Ou seja, para identificar se houve ou não persuasão na mensagem é muito simples: se a informação atingir e tiver reações no público interessado ou não por determinado assunto, significa que a mensagem teve o êxito esperado. Quanto mais o indivíduo acompanhar o fato, mais ele se sentirá interessado em informar-se a respeito. O que acontece na verdade não é a mudança de ponto de vista, mas o reforço de opniões pré-existentes.
Na Teoria Empírico-Experimental a influência e a persuasão na comunicação não são indiferenciadas e constantes nem se justificam apenas pelo fato de ter havido transmissão de uma mensagem.
Enfim, para a Teoria Empírico-Experimental, o processo comunicativo não é apenas Estímulo-Resposta, entre um e outro existem os processos psicológicos, fazendo com que haja oscilações na comunicação dependendo do interesse em obter informação do receptor, da concordância deste ou não sobre o conteúdo da mensagem, da credibilidade do comunicador, dos valores do destinatário, do contexto social, entre outros.
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