Teoria Hipodérmica é um modelo de teoria da comunicação, também conhecido como Teoria da Bala Mágica. Segundo este modelo, uma mensagem lançada pela mídia é imediatamente aceita e espalhada entre todos os receptores, em igual proporção. Na Teoria Hipodérmica acreditava-se que o receptor assimila a mensagem de forma passiva. Nesta teoria a mensagem adentraria o indivíduo sem encontrar resistências, explicando assim o porque dela estar relacionada à agulha hipodérmica que penetra a camada cutânea e se introduz sem dificuldades no corpo de uma pessoa. Esta teoria também é conhecida como "Teoria da Bala Mágica", pois a mensagem da mídia conseguiria o mesmo efeito "hipodérmico" de uma bala disparada por uma arma de fogo.
O conceito de "massa" é fundamental para se compreender a abordagem da teoria hipodérmica. Para os estudiosos desta corrente, a massa seria um conjunto de indivíduos isolados de suas referências sociais, agindo em nome de sua própria satisfação. Agindo assim, a única referência que um indivíduo possui da realidade são as mensagens dos meios de comunicação. Dessa forma, a mensagem não encontra resistências por parte do indivíduo, que a recebe sem reagir a mesma.
A Teoria Hipodérmica logo ficou defasada, pois deixava a desejar ao não tratar com devida importância as especificidades sócio-culturais dos sujeitos, por isso logo surgiram outras teorias, melhoramentos da mesma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário