domingo, 17 de abril de 2011

Linguagem silenciosa.


Sabia que mesmo quando não falamos nada os nossos gestos passam para os outros informações sobre a gente. O que nós estamos sentindo em determinado momento pode ser interpretado por terceiros de uma certa maneira, ainda que essa maneira não condiza com o que queremos transmitir. Às vezes essas informações podem estar sendo mal interpretadas, mas a comunicação gestual existe.

Na Teoria da Informação a mensagem se torna uma teoria matemática. A comunicação é feita através da codificação e decodificação de informações por meios eletrônicos. Um exemplo disso é a televisão, que tem sua imagem codificada emitida via satélite e descodificada para chegar até nós.

A linguagem gestual não é feita através de meios eletrônicos, mais foi citado no início por ser necessário uma "decodificação" para entendimento do receptor. Estudos sobre a linguagem corporal já fazem parte do nosso cotidiano. Exemplo disso é um aluno cruzar os braços ao apresentar um seminário, mostrando, com essa atitude, insegurança, medo ou até falta de respeito. O gesto pode ser algo imperceptível para alguns, mas para outros faz uma enorme diferença e pode dizer muitas coisas.

"Um gesto vale mais do que mil palavras."

Nenhum comentário:

Postar um comentário