Estamos diariamente sendo bombardeados por diversas escolhas, tudo isso para fazer parte de uma sociedade que seleciona e divide os indivíduos em grupos distintos. Um exemplo disso é o filme Meninas Malvadas com a atriz Lindsay Lohan. Para se integrar no grupo das "meninas populares" ela precisou passar por uma série de transformações até ser vista como igual. Por mais que tal universo não lhe fizesse bem, ela queria pertencer ao grupo e ao contexto em que estava inserida. Tudo bem que o filme não é lá grande coisa, mas mostra um pouco o que é a Teoria Empírica de Campo.
Nesse exemplo, a mídia entra no assunto quando se diz respeito aos espectadores desse filme e o que eles vão fazer com as informações recebidas. Cada pessoa entenderá o filme de maneira diferente, de acordo com suas experiências pessoais e com o a realidade ao seu redor.
Na Teoria da Persuasão, parecida com a teoria descrita acima, a mídia já não manipula o recebedor, mas o indica caminhos e escolhas, tenta convencê-lo. Sua abordagem vai ser aceita, ou não, de acordo com o interesse do indivíduo pelo assunto. Ele só aceitará o que lhe é proposto se estiver de acordo.
É necessário entender que os seres humanos estão aptos a fazerem suas próprias escolhas baseadas naquilo que realmente precisam. Já se eles querem, vai depender de suas vontades e da competência dos meios de mídias em convencê-los...
Nenhum comentário:
Postar um comentário